Funelaria
e Pintura simplificados numa carreta
Tenho uma carreta Karmann-Ghia 1987, que comprei em 1993,
num camping. Ela tem como vantagens a construção simples e robusta, a tampa com
fechadura e a facilidade de guarda-la em pé, ocupando pouco espaço. Tem me sido
muito útil, mas após 22 anos de uso e nenhum reparo importante eu percebi que
estava com ferrugem em vários pontos e o seu chão, de placa de compensado Madeirit
estava podre na beiradas.
Tentei várias oficinas de funilaria e pintura, mas os preços
eram incompatíveis com o valor da carreta. Assim sendo decidi encarar o
serviço, mesmo sabendo que ficaria bem aquém do trabalho profissional. Comecei
a ler sobre o assunto, procurar dicas na internet e conversar com amigos, que
possuem algum conhecimento nesta matéria.
Resumo:
11. Desmontagem
de toda carreta, por sinal bastante fácil. Marcação cuidadosa das peças
pequenas e parafusos (de vários tipos).
22. Lixamento
paciente e cuidadoso usando lixa de ferro (mão) e lixadeira elétrica (orbital e
de disco). Removida toda a ferrugem até aparecer o aço nu.
33. Como
a parte do chão e laterais estavam muito apodrecidas quando retirei o Madeirit
optei por serrar uma faixa de 5 cm da chapa de aço nas laterais, em contato com
o Madeirit, deixando a caçamba 5 cm mais baixa. Tinha 45 cm e ficou com 40 cm
de altura.
44. Uma
metalúrgica local fez uma bandeja (quase quadrada – 1,0 x 1,10 m) de chapa de
aço de 2 mm, com reborda de 5 cm.
55. Um
amigo que possui solda MIG fez a soldagem desta bandeja às laterais e assim o
fundo da caçamba passou a ser de chapa de aço.
66. Lixamento
da tinta velha e áreas de soldas.
78. Aplicação
de antiferruginoso nas áreas mais críticas (duas vezes) usando pincel.
89. Aplicação
de Primer Univ7ersal (cinza) em toda a carreta usando pistola de pintura.
910. Aplicação
de tinta automotiva Duco usando pistola de pintura. Cor branca na caçamba e tampa
e cor amarela no chassis. No fundo foi aplicado batida de pedra cor branca,
tanto na parte interna como externa e depois pintado novamente com tinta
branca. Isto também foi feito na parte interna dos paralamas.
111.
Trocado as cinco ripas de madeira da tampa e
pintadas com verniz.
112.
Refeito a fiação elétrica e ligação das
lanternas, luz de freio, seta e luz da chapa.
113.
Colocado borrachas novas no quadro da tampa.
114.
Montagem de toda a carreta e efetuado pequenos
retoques.
115.
Polimento após duas semanas.
5.
Preço da carreta em bom estado àR$ 4.000,00
Menor orçamento das oficinas consultadas à
R$ 1.500,00 + material.
Meu custo à
R$ 500,00 (thinner, soldas, chapa do fundo, tintas, lixas, parafusos, etc.).
Aproveitado sobra de tinta da pintura de outro veículo.
Tempo de trabalho: mais de um mês e menos de dois meses.
Muitas interrupções para aguardar secagem e outras por erros e correções.
Resultado final aceitável, pois não se trata de um carro e
sim de um veículo auxiliar, relativamente bruto. Garantia completa de que toda
a ferrugem foi realmente removida e o metal convenientemente tratado. Acredito
que este tipo de serviço pode eventualmente ser usado também num utilitário
antigo, no qual o proprietário deseja a recuperação da carroceria, a garantia
da remoção completa da ferrugem e não tenha a estética em primeiro plano.
Não optei por jateamento da caçamba porque o chão estava tão
podre que quase nada de bom restaria no final do jateamento. Por isso achei
melhor cortar com serra os 5 cm inferiores da caçamba e trocar o fundo de
compensado Madeirit por chapa de aço 2 mm.
Capt. Gottlieb
December 2015
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