domingo, agosto 07, 2016

Santos Dumont versus Irmãos Wright

Na abertura das Olimpíadas (Rio 2016) voltou a polêmica de Alberto Santos Dumont versus Irmãos Wright.



Mas esta polêmica é fácil de esclarecer, embora muitos (de ambos os lados) fiquem chateados com a verdade. A França ofereceu um prêmio para o inventor que fizesse uma máquina voar por seus próprios meios. Santos Dumont tinha boa experiência com balões, mas acabou aceitando o desafio e fez o 14-bis, uma máquina voadora esdrúxula que cumpriu o prometido (decolou e voou) e ganhou o prêmio em 12 de Novembro de 1906. Mas tudo indica que um ou dois anos antes os irmãos Wright haviam feito uma máquina voadora de sucesso e até de aspecto mais convincente que o 14-bis, como aeronave primitiva. Esta notícia (boato) era de conhecimento público e assim os irmãos norte-americanos foram convidados a exibir a máquina em Paris. Não aceitaram, pois para levantar voo era necessário o uso de uma catapulta e isto era contra o regulamento do prêmio francês. Na verdade os Wright queriam patentear o invento do avião e ganhar muito dinheiro, mas Santos Dumont abriu mão da patente e o sonho dos gananciosos brothers caiu por terra (literalmente).
Entre 1907 e 1909 Santos Dumont fez os modelos Demoiselle e estes eram máquinas bem diferentes do 14-bis e de muito melhor aspecto aerodinâmico. Foram os precursores dos ultra-leves modernos. As máquinas derivadas do Wright Flyer também tinham aspecto aerodinâmico muito melhor que o 14-bis e passaram a decolar só com auxílio do motor e hélice. E assim a novata indústria aeronáutica, livre de patentes e royalties, rapidamente se desenvolveu. Em 1914, ao começar a Primeira Guerra Mundial, o avião de guerra já era uma arma cada vez mais usada.
Em suma: a ganância pela patente e a insistência no uso da catapulta derrotaram os irmãos Wright, embora tudo nos leve a crer que o "Wright Flyer" pudesse ser uma máquina superior ao 14-bis. Sugiro ver e examinar as fotos, sem paixões ou preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.