Um Jipeiro percebe que a direção do seu JIPE está ruim e o leva à oficina mecânica. Lá descobrem que os amortecedores estão fracos, bem como alguns terminais de direção. Trocam as peças gastas e levam o JIPE para alinhar a direção e balancear pneus. O Jipeiro fica um tanto aborrecido, pois gastou tempo e dinheiro e a direção melhorou muito pouco. O JIPE continua instável na estrada, principalmente nas retas e acima de 50 Km/h. Na loja de alinhamento uma equipe vestindo uniformes coloridos e usando uma parafernália de luzes, instrumentos de medição e computador informam que o JIPE está perfeito, pois o alinhamento da direção, a cambagem e a convergência/divergência foram "acertados" por computador e laser! Realmente estas equipes pouco entendem deste trabalho! Mas conversando com outros colegas o Jipeiro ficou sabendo que tem uma medida chamada CASTER que é muito importante e quando está errada deixa a direção do veículo funcionar mal. Um Jipeiro solidário pega um simples goniômetro e mede o CASTER. Resultado CASTER 3 graus negativo!!! Posteriormente levam o JIPE numa oficina que lida com veículos leves e pesados e lá os mecânicos colocam cunhas nos feixes das molas dianteiras, o CASTER fica em 3 graus positivos e a direção do JIPE fica maravilhosa. Gastou uma merreca e resolveu um problemão!

O CASTER é fixo na montagem do carro e eu não conheço nenhum veículo com CASTER variável. Cada fabricante monta o seu veículo com determinado CASTER, o melhor para aquele tipo de carro. Então, se o CASTER é fixo pela fábrica por que devo medi-lo se a direção estiver ruim? Quando as molas são trocadas, quando a suspensão é elevada (SPOA) ou após forte impacto (que em buracos fundos, batidas, desastres, etc.) pode haver uma deformação quase imperceptível da estrutura da suspensão e CASTER se modifica. E aí começam os problemas. Por isso é importante medir o CASTER antes de começar a reparar a direção-suspensão. Como medir? Numa conhecida loja de alinhamento de Amparo fui levar meu Buggy para alinhar e tudo foi medido, exceto o CASTER. Pedi para medi-lo e aí começou um "imbroglio", pois ninguém da equipe de "especialistas" entendeu o que eu estava falando. Chamaram então o chefe da equipe e ele de pronto pegou uma trena e mediu a distância entre-eixos do Buggy: 2,17 metros!!! Então peguei meu goniômetro, encostei na suspensão e medi o CASTER na frente deles e disse bem alto: - CASTER 6 graus positivos!!! Ficaram com cara de bund* e silêncio total...


toyota passarinheira-goniometro-vw-1-.jpg toyota passarinheira-goniometro-vw-3-.jpg toyota passarinheira-goniometro-vw-2-.jpg
Goniômetro, instrumento apropriado para medir ângulos. Pode-se fazer um caseiro usando-se cartolina, fio de prumo e transferidor.
Medindo o CASTER na suspensão do Fusca (Buggy)
1. estacionar o carro no plano.
2. Pneus calibrados e rodas alinhadas.
3. Limpe com água (esguicho) e sabão o local dos pivôs e tubos da suspensão.
4. Pegue o goniômetro e encoste nos dois tubos da suspensão, onde os pivôs se articulam com as molas.
5. Nivele a bolha de ar e leia o valor do CASTER no mostrador.
6. Deve-se medir nos dois lados (bombordo e boreste).
No meu Buggy deu 6 graus positivos. A montadora VW indica 4,5 graus +, porém o Buggy tem o chassis um pouco encurtado (2,17 metros contra 2,40 metros do VW Sedan) e preferi deixar com mais CASTER. Quando se diminui a distância entre-eixos o carro fica mais manobrável, porém um pouco instável. 


toyota passarinheira-caster-buggy-3-.jpg toyota passarinheira-caster-buggy-7-.jpg
Encosta-se firme a lateral do goniômetro nas cabeças dos pivôs, nivela-se a bolha e mede-se o CASTER. 

toyota passarinheira-caster-18.jpg toyota passarinheira-goniometro-vw-11.jpg toyota passarinheira-caster-20.jpg
Fusca com CASTER negativo e direção péssima. A olho nu já se percebe que o tubo de molas superior está na frente do inferior.
Foi corrigido colocando-se calços (formato de bronzinas) entre o tubo inferior e o chapéu Napoleão. O CASTER ficou em 4,5 graus positivos e a direção tornou-se excelente.

Medindo o CASTER no JIPÃO:
1. estacione o JIPE no plano.
2. Pneus calibrados e rodas alinhadas.
3. Limpe com água (esguicho) e sabão o local dos munhões.
4. Coloque o goniômetro sobre a superfície plana superior do munhão.
5. Nivele a bolha de ar e leia o valor do CASTER no mostrador.
6. Deve-se medir nos dois lados (bombordo e boreste).

toyota passarinheira-caster-onca-3-.jpg toyota passarinheira-caster-onca-4-.jpg toyota passarinheira-munhao-1.jpg toyota passarinheira-munhao-2.jpg toyota passarinheira-caster-onca-2-.jpg toyota passarinheira-caster-onca-14-.jpg toyota passarinheira-caster-onca-1-.jpg toyota passarinheira-munhao-4.jpg
As duas faces planas do munhão são paralelas. Então é indiferente medir o CASTER pela face superior ou inferior, todavia a superior é mais cômoda e fácil de fazer.