A doença COVID-19 não é uma gripe e sim um ataque viral a todo sistema respiratório, da ponta do nariz até os alvéolos pulmonares. Quem tem boa defesa imunológica repele o vírus e o quadro clínico é mínimo ou apresenta sintomas leves, tais como febre baixa, coriza, cefaleia e tosse seca ou pouco produtiva. Os que tem uma defesa menor apresentam um quadro clínico mais exuberante acrescentando também forte cefaleia, mialgia, astenia e dificuldade respiratória. Vários destes doentes pioram da falta de ar e começam a apresentar insuficiência respiratória, necessitando de oxigênio nasal ou intubação traqueal e ventilação mecânica. Isto tudo é causado por uma pneumonia viral intersticial e que pode se associar a pneumonia bacteriana. Mesmo com cuidados em UTI muitos destes pacientes acabam falecendo. Esta virose começou na cidade de Wuhan, China e muitos a denominam "Pneumonia de Wuhan". Este vírus ganhou o nome de SARS-Cov-2 e está espalhado por todo planeta. Estima-se que a epidemia dure por volta de 13-14 semanas e contamine mais da metade da população brasileira, principalmente nas cidades maiores. Então esta população contaminada terá desenvolvido anticorpos e impedirá o vírus de circular. E assim a epidemia vai terminando. Rogo a DEUS que isto realmente aconteça.
Muitos tratamentos experimentais estão sendo usados e um dos mais promissores é a hidroxicloroquina associada a azitromicina. A previsão de vacina é para daqui 18 meses, mas como escreveu Camões: - Então Inês já era morta!
A hidroxicloroquina desapareceu das farmácias, bem como o álcool 70% em gel ou líquido. Muitos produtos estão escasseando nos supermercados. O país encontra-se quase paralisado e todas as cidades em isolamento horizontal (todos em casa, exceto serviços essenciais). Há quem defenda o isolamento vertical (apenas idosos e pacientes com comorbidades). Isto divide os especialistas.
A letalidade está em torno de 4% e atinge principalmente pessoas acima dos 60 anos, cardiopatas, diabéticos, hipertensos, oncológicos, etc. Curiosamente crianças e adolescentes são poupados, mas alguns jovens foram atingidos.
O grande problema desta doença é que está acontecendo um número explosivo de casos e os número de doentes graves que precisam de ventilação e UTI torna-se muito grande num curto intervalo de tempo e o sistema de saúde entra em colapso. Se a doença se propagasse mais lentamente seria bem mais fácil enfrentá-la.
Estima-se que irá durar pelo menos até o final de Junho, mas pode ir além.
DEUS nos proteja.
BILINHO (Abílio)
LOBÃO ou BOCÃO (cão beta)
LOBINHO
REDDY (cão alfa)
REDDY (cão alfa)
NERO
Schisha
NERO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.