REGULAGEM DO
CARBURADOR
Carburador já vem regulado de fábrica e a única regulagem necessária é a da marcha lenta
Carburador já vem regulado de fábrica e a única regulagem necessária é a da marcha lenta
Basicamente se resume a dois itens:
11. Regulagem
do parafuso da mistura.
22. Regulagem
do parafuso da marcha lenta.
A regulagem dos débitos de gasolina através os diversos
circuitos assim como os calibres de ar são determinados pelos orifícios
calibrados e gicleurs. Não se recomenda a substituição desses calibres por outros
de maior diâmetro ou o alargamento dos mesmos com a finalidade de aumentar o
fluxo de gasolina e a consequente força do motor, pois o consumo
de combustível aumentará de modo desproporcional.
A única regulagem que o carburador requer eventualmente é a da marcha-lenta e a da mistura ar-gasolina, aliás, muito simples de serem executadas.
A única regulagem que o carburador requer eventualmente é a da marcha-lenta e a da mistura ar-gasolina, aliás, muito simples de serem executadas.
Regulagem da marcha-lenta e da mistura
Neste ajuste o motor deve estar funcionando a temperatura
normal de trabalho (dez minutos rodando já são suficientes) e a regulagem se faz por meio de 2 parafusos: o da marcha-lenta,
situado na parte externa, na ligação do comando da borboleta, e o da mistura,
localizado na parte inferior do carburador.
Ao montar o carburador o parafuso da mistura deve ficar
pouco apertado. Com o motor ligado (pelo menos 10 minutos para atingir a temperatura ideal) deve-se aparafusar levemente até que o motor
comece a oscilar a rotação. PARE! A partir desse ponto desaparafuse lentamente ¼ de volta, ½ volta e assim por diante. A rotação irá aumentar gradativamente até começar a oscilar. PARE! Parafuse então metade do que foi desaparafusado, pois esta é a regulagem correta. Desligue o motor
e dê a partida. Se não funcionar desaparafuse um pouco
mais (½ de volta ou ¼ de volta). E está feita a regulagem da mistura.
Cuidado! Ao montar o carburador nunca aperte o parafuso da
mistura até o final, pois irá danificar sua ponta. É um parafuso delicado e não um prisioneiro do motor! O certo é apenas
aparafusa-lo pouca voltas e durante a regulagem ir aparafusando cuidadosamente.
2. Marcha-lenta
Atua-se então sobre o parafuso regulador da aceleração
(rotação) até que se obtenha uma rotação satisfatória. Se necessário, atua-se
novamente sobre o regulador da mistura até que o motor funcione regularmente,
sem trancos e de modo uniforme.
A marcha-lenta estará bem regulada se, ao se
calcar o acelerador e soltá-lo em seguida, o motor continua funcionando normalmente.
Carburadores em bom estado e que não dão regulagem da marcha lenta indicam vários problemas, tais como: velas em mau estado, cabos de velas e bobina ruins, platinado sujo, distribuidor fora do ponto (avançado demais ou muito atrasado), condensador estragado, bobina defeituosa, válvulas desreguladas, motor gasto, etc.
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