terça-feira, novembro 18, 2014

REGULAGEM BÁSICA DE CARBURADOR H 30 PIC

REGULAGEM DO CARBURADOR

Carburador já vem regulado de fábrica e a única regulagem necessária é a da marcha lenta

Basicamente se resume a dois itens:

11. Regulagem do parafuso da mistura.
22. Regulagem do parafuso da marcha lenta.

A regulagem dos débitos de gasolina através os diversos circuitos assim como os calibres de ar são determinados pelos orifícios calibrados e gicleurs. Não se recomenda a substituição desses calibres por outros de maior diâmetro ou o alargamento dos mesmos com a finalidade de aumentar o fluxo de gasolina e a consequente força do motor, pois o consumo de combustível aumentará de modo desproporcional.
A única regulagem que o carburador requer eventualmente é a da marcha-lenta e a da mistura ar-gasolina, aliás, muito simples de serem  executadas.

Regulagem da marcha-lenta e da mistura

Neste ajuste o motor deve estar funcionando a temperatura normal de trabalho (dez minutos rodando já são suficientes) e a regulagem se faz por meio de 2 parafusos: o da marcha-lenta, situado na parte externa, na ligação do comando da borboleta, e o da mistura, localizado na parte inferior do carburador.



1. Mistura Ar-Gasolina


Ao montar o carburador o parafuso da mistura deve ficar pouco apertado. Com o motor ligado (pelo menos 10 minutos para atingir a temperatura ideal) deve-se  aparafusar levemente até que o motor comece a oscilar a rotação. PARE! A partir desse ponto desaparafuse lentamente ¼ de volta, ½ volta e assim por diante. A rotação irá aumentar gradativamente até começar a oscilar. PARE! Parafuse então metade do que foi desaparafusado, pois esta é a regulagem correta. Desligue o motor e dê a partida. Se não funcionar desaparafuse um pouco mais (½  de volta ou ¼ de volta). E está feita a regulagem da mistura.

Cuidado! Ao montar o carburador nunca aperte o parafuso da mistura até o final, pois irá danificar sua ponta. É um parafuso delicado e não um prisioneiro do motor! O certo é apenas aparafusa-lo pouca voltas e durante a regulagem ir aparafusando cuidadosamente.


2. Marcha-lenta
Atua-se então sobre o parafuso regulador da aceleração (rotação) até que se obtenha uma rotação satisfatória. Se necessário, atua-se novamente sobre o regulador da mistura até que o motor funcione regularmente, sem trancos e de modo uniforme.
A marcha-lenta estará bem regulada se, ao se calcar o acelerador e soltá-lo em seguida, o motor continua  funcionando normalmente.





Carburadores em bom estado e que não dão regulagem da marcha lenta indicam vários problemas, tais como: velas em mau estado, cabos de velas e bobina ruins, platinado sujo, distribuidor fora do ponto (avançado demais ou muito atrasado), condensador estragado, bobina defeituosa, válvulas desreguladas, motor gasto, etc.

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