REGULAGEM
do carburador H 30/31 PIC t (sem mistérios)
Leia antes a regulagem do H 30 PIC.
Este carburador era chamado de
"tipo exportação" e equipou alguns fuscas que foram exportados. O tubo de vácuo existente na parte posterior era para ser conectado a filtros de ar especiais e devem estar fechados com uma tampa de borracha ou plástico.
O parafuso de
aceleração era lacrado e já vinha regulado de fábrica, pois já naquela época (década
de 80), em outros países as normas de emissão de gases eram mais rígidas que
no Brasil. (nota: na marcha lenta muito devagar a
queima é bastante incompleta e aumenta a eliminação de hidrocarbonetos no
escapamento e reprova na Controlar. Por isso a alavanca de aceleração era
lacrada, pois mantinha uma marcha lenta sempre mais acelerada). Entretanto muitos mecânicos quebravam o
lacre de plástico do parafuso maior da alavanca de aceleração e faziam fenda no
parafuso menor para regular o H 30/31 da maneira que julgassem melhor.
Os
parafusos de regulagem de mistura são dois e funcionam como no carburador
simples do Passat 1500, isto é: um regula apenas o ar (menor ou agulha) e o
outro, maior e de latão regula a gasolina. O equilíbrio entre os dois que define a
mistura ideal. Este parafuso de latão não deve ser mexido, pois já vem
calibrado de fábrica. Todavia em um carburador bastante usado, que não está dando mais para regular a marcha lenta só com a entrada de ar (parafuso menor)
pode ser necessário regular o parafuso de latão. Ele é também chamado de
gicleur de marcha lenta suplementar.
Como a aceleração é lacrada só se faz a regulagem do para fuso da mistura, de modo similar ao H 30 PIC.
marcha lenta
meia aceleração
aceleração súbita com acionamento do injetor
aceleração plena
Sistema de marcha lenta
suplementar:
Alguns carburadores, como o H 30/31 PIC t, apresentam esse sistema que acrescenta aos demais componentes do sistema normal o parafuso de regulagem suplementar, também conhecido como agulha suplementar, derivado ou by-pass.
Nesse sistema o combustível sai da cuba, passa pelo giclê principal, é dosado no giclê de marcha lenta e recebe uma quantidade de ar do respiro de marcha lenta, formando a mistura. A partir daí, a mistura é direcionada para dois canais distintos; um desce ao parafuso de regulagem normal, e o outro ao parafuso de regulagem suplementar.
O primeiro fluxo recebe, pelos furos de progressão, um volume de ar proveniente da câmara de mistura que fica empobrecida antes de atingir o parafuso de regulagem normal.
O outro fluxo, que se dirige ao parafuso de regulagem suplementar, tem sua mistura empobrecida por uma entrada de ar adicional oriunda da câmara de mistura.
Finalmente, os dois fluxos juntam-se no orifício existente logo após o parafuso de regulagem suplementar. Nesse sistema, a posição da borboleta aceleradora é fixada e lacrada.
O acerto da mistura é efetuado pelo parafuso de regulagem de mistura (parafuso menor) e a aceleração pelo parafuso de regulagem suplementar (de latão).
Alguns carburadores, como o H 30/31 PIC t, apresentam esse sistema que acrescenta aos demais componentes do sistema normal o parafuso de regulagem suplementar, também conhecido como agulha suplementar, derivado ou by-pass.
Nesse sistema o combustível sai da cuba, passa pelo giclê principal, é dosado no giclê de marcha lenta e recebe uma quantidade de ar do respiro de marcha lenta, formando a mistura. A partir daí, a mistura é direcionada para dois canais distintos; um desce ao parafuso de regulagem normal, e o outro ao parafuso de regulagem suplementar.
O primeiro fluxo recebe, pelos furos de progressão, um volume de ar proveniente da câmara de mistura que fica empobrecida antes de atingir o parafuso de regulagem normal.
O outro fluxo, que se dirige ao parafuso de regulagem suplementar, tem sua mistura empobrecida por uma entrada de ar adicional oriunda da câmara de mistura.
Finalmente, os dois fluxos juntam-se no orifício existente logo após o parafuso de regulagem suplementar. Nesse sistema, a posição da borboleta aceleradora é fixada e lacrada.
O acerto da mistura é efetuado pelo parafuso de regulagem de mistura (parafuso menor) e a aceleração pelo parafuso de regulagem suplementar (de latão).
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