terça-feira, novembro 18, 2014

REGULAGEM BÁSICA DO CARBURADOR SOLEX H 30/31 PIC t E H 31 PIC t

REGULAGEM do carburador H 30/31 PIC t  (sem mistérios)

Leia antes a regulagem do H 30 PIC.

Este carburador era chamado de "tipo exportação" e equipou alguns fuscas que foram exportados. O tubo de vácuo existente na parte posterior era para ser conectado a filtros de ar especiais e devem estar fechados com uma tampa de borracha ou plástico. 
O parafuso de aceleração era lacrado e já vinha regulado de fábrica, pois já naquela época (década de 80), em outros países as normas de emissão de gases eram mais rígidas que no Brasil. (nota: na marcha lenta muito devagar a queima é bastante incompleta e aumenta a eliminação de hidrocarbonetos no escapamento e reprova na Controlar. Por isso a alavanca de aceleração era lacrada, pois mantinha uma marcha lenta sempre mais acelerada). Entretanto muitos mecânicos quebravam o lacre de plástico do parafuso maior da alavanca de aceleração e faziam fenda no parafuso menor para regular o H 30/31 da maneira que julgassem melhor. 

Os parafusos de regulagem de mistura são dois e funcionam como no carburador simples do Passat 1500, isto é: um regula apenas o ar (menor ou agulha) e o outro, maior e de latão regula a gasolina. O equilíbrio entre os dois que define a mistura ideal. Este parafuso de latão não deve ser mexido, pois já vem calibrado de fábrica. Todavia em um carburador bastante usado, que não está dando mais para regular a marcha lenta só com a entrada de ar (parafuso menor) pode ser necessário regular o parafuso de latão. Ele é também chamado de gicleur de marcha lenta suplementar.
Como a aceleração é lacrada só se faz a regulagem do para fuso da mistura, de modo similar ao H 30 PIC.


marcha lenta

meia aceleração

aceleração súbita com acionamento do injetor

aceleração plena


Sistema de marcha lenta suplementar:

Alguns carburadores, como o H 30/31 PIC t, apresentam esse sistema que acrescenta aos demais componentes do sistema normal o parafuso de regulagem suplementar, também conhecido como agulha suplementar, derivado ou by-pass.
Nesse sistema o combustível sai da cuba, passa pelo  giclê principal, é dosado no giclê de marcha lenta e recebe uma quantidade de ar do respiro de marcha lenta, formando a mistura. A partir daí, a mistura é direcionada para dois canais distintos; um desce ao parafuso de regulagem normal, e o outro ao parafuso de regulagem suplementar.
O primeiro fluxo recebe, pelos furos de progressão, um volume de ar proveniente da câmara de mistura que fica empobrecida antes de atingir o parafuso de regulagem normal.
O outro fluxo, que se dirige ao parafuso de regulagem suplementar, tem sua mistura empobrecida por uma entrada de ar adicional oriunda da câmara de mistura. 
Finalmente, os dois fluxos juntam-se no orifício existente logo após o parafuso de regulagem suplementar. Nesse sistema, a posição da borboleta aceleradora é fixada e lacrada. 
O acerto da mistura é efetuado pelo parafuso de regulagem de mistura (parafuso menor) e a aceleração pelo parafuso de regulagem suplementar (de latão).











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